sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Obedecer é melhor do que Sacrificar



Deus diz, muitas vezes, que não quer nossas ofertas e sacrifícios quando são oferecidos por meio de rituais hipócritas. Ele deseja, em primeiro lugar, nosso amor e nossa obediência.
O sacrifício era um ritual que demonstrava a comunhão entre o homem e Deus. Mas se o coração da pessoa não estivesse verdadeiramente arrependido ou se ela não amasse o Senhor de verdade, o sacrifício era uma cerimônia vazia.
Cerimônias religiosas ou rituais são vazios a menos que sejam apresentados com atitude de amor e obediência."Ser religioso" (ir à Igreja, trabalhar em um departamento, fazer doações à assistência social, etc.) não é suficiente se não agirmos com devoção e obediência a Deus.
As cerimônias religiosas envolviam o sacrifício de animais no Tabernáculo e, como disse Davi "Sacrifício e oferta não quiseste; os meus ouvidos abriste; holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste" (Sl 40.6).Deus não deseja ofertas queimadas; Ele quer nosso constante serviço, durante toda a nossa vida.
Deus havia estabelecido um sistema de sacrifícios para encorajar Israel a obedecer-lhe alegremente. Ele exigiu que o povo fizesse esses sacrifícios não porque os sacrifícios o agradavam, mas porque faziam o povo reconhecer seus pecados e voltar-se para Deus. Depois de algum tempo, os israelitas continuaram a oferecer fielmente os sacrifícios, mas se esqueceram da razão pela qual o faziam, e passaram a desobedecer a Deus.
Deus não deseja sacrifícios; Ele quer nossa obediência e a promessa de que será o nosso Deus, e que nós seremos o seu povo.
Deus não deseja sacrifícios; Ele quer nossa amorosa lealdade. Ele não deseja ofertas, mas quer que o reconheçamos como Deus.
Rituais religiosos podem ajudar as pessoas a compreender Deus e a alimentar seu relacionamento com Ele. É por isso que Deus instituiu a circuncisão e o sistema sacrifical do AT, e o batismo e a Ceia do Senhor no NT. Porém os rituais religiosos somente são úteis quando praticados sob uma atitude de obediência e amor a Deus.
Se o coração de uma pessoa estiver longe Dele, qualquer ritual será apenas uma imitação vazia. Deus não desejava os rituais dos israelitas. Ele queria seus corações.
Deus não deseja sacrifícios; Ele quer que sejamos misericordiosos. Em Mateus 9.13, disse Jesus: "Misericórdia quero e não sacrifício".
Deus odeia a falsidade e a hipocrisia; Ele quer ver a justiça correr como um rio.
Deus odeia a adoração daqueles que o fazem apenas por exibição. Se estivermos em pecado, mas usamos rituais e tradições religiosas para dar a impressão de que somos bons, Deus desprezará a nossa adoração e recusará o que lhe oferecemos. Ele deseja corações sinceros e não o louvor dos hipócritas. Ao adorar na Igreja, será que você está mais preocupado com sua imagem ou com sua atitude para com Deus?
Deus não se satisfaz com ofertas; Ele deseja que façamos o que é correto, amemos a misericórdia e caminhemos humildemente.
O Senhor quer que as pessoas façam aquilo que é correto, amem a misericórdia e caminhem humildemente com Ele. Em seus esforços para agradar a Deus, procure examinar essas áreas com freqüência. Será que você trata as pessoas com justiça? Você mostra misericórdia àqueles que agem mal em relação à sua pessoa? Já aprendeu a ser humilde?
Deus não está interessado em penitências; Ele quer um coração quebrantado e arrependido.
Deus quer um espírito quebrantado e um coração contrito. Você nunca poderá agradar ao Senhor com suas ações exteriores, não importa quão boas sejam, se a atitude de seu coração não for correta. Você está arrependido de seus pecados? Verdadeiramente pretende parar de pecar? Este tipo de arrependimento agrada a Deus.

Um comentário:

  1. Gostei do post. E da sua visão também. Estou seguindo. Deus abençoe.

    ResponderExcluir